CARDIOLOGIA

HIPERTENSÃO ARTERIAL

Atividade física e alimentação balanceada são essenciais para a prevenção e tratamento desta doença.

O que é Pressão Arterial?

O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo por meio de tubos chamados artérias. Quando o sangue é bombeado, ele é “empurrado” contra a parede dos vasos sanguíneos. Esta tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão arterial.

O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mHg). Esta elevação anormal pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano, tais como cérebro, coração, rins e olhos. Outro tipo de hipertensão menos comum é chamada de hipertensão arterial secundária e poderá ser controlada através de tratamento médico específico.

Controlando e Prevenindo a HIpertensão

– Controle periodicamente sua pressão arterial.
– Deixe de fumar.
– Minimize o uso de álcool.
– Mantenha seu peso ideal.
– Faça exercícios físicos sob orientação médica.
– Evite alimentos ricos em gorduras.
– Diminua o sal nos seus alimentos.
– Evite a tensão.

Fatores que podem estar relacionados à hipertensão

– Histórico familiar: pessoas que têm familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensos. Se for o seu caso comunique ao médico.
– Idade: pressão alta ocorre na maioria dos casos em pessoas acima de 35 anos. O risco aumenta com a idade.
– Raça: a pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra do que nas de raça branca.
– Sal: a ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial, por reter líquidos e dilatar o vaso sanguíneo.
– Obesidade: pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. Procure saber qual é seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo.
– Diabetes: pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardíacas e renais.
– Abuso de álcool: estudos demonstraram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta. O significado de “abuso” pode diferenciar de pessoa para pessoa, dependendo do peso, hábitos alimentares e hereditariedade.
– Vida sedentária: um estilo de vida sem exercícios regulares aumenta a probabilidade de excesso de peso, significando um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.
– Cigarro: o hábito de fumar é um fator de contribuição para elevar a pressão arterial.

Agende sua consulta com o cardiologista

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH